terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Fantástico Romance de Ruy Câmara


Em Cantos de Outono, romance da vida de Lautréamont (Rio de Janeiro: Editora Record, 2003), nada escapou ao lúcido olhar de seu autor, o notável escritor Ruy Câmara. Ele guarda o ritmo da vida de seu personagem, cujo texto funciona como uma máquina fotográfica, captando flagrantes do seu cotidiano. Transporta-nos através de suas páginas ao centro culminante do romance, onde predomina o lirismo característico das mais belas composições literárias do romantismo, com riquezas de metáforas sinestésicas. E, assim, com uma linguagem irretocável, ele capta como ninguém os fragmentos de uma vida atormentada, que foi a de Isidore Lucien Ducasse. Trabalhando este material com a urdidura de uma obra de arte, Câmara soube como poucos elevar o romance aos momentos mágicos da criação literária.

Destarte, com uma fantástica genialidade de criação, Ruy Câmara biografa a vida em romance de Isidore Lucien Ducasse, autor de “Os Cantos de Maldoror”, escrito sob pseudônimo “Conde de Lautréamont”. É dessa proficiência do fazer literário que desponta o romancista somente comparado aos grandes autores universais, tais como: Émile Zola (Germinal), Gustave Flaubert (Madame Bovary).

Enfim, como dizia o jornalista Oscar d’Ambrosio, “...existem certos autores privilegiados que merecem ser conhecidos e apreciados com um suave sorriso, uma confortável poltrona e uma xícara de chá.”. Sem dúvida, em Cantos de Outono, em cada gole sorveremos uma página de um dos nomes menos conhecidos e mais talentosos desse século. Afinal, Ruy Câmara transforma o desafio da escrita em prazer de leitura, próprio dos mestres da palavra.

É uma obra de grande finura que versa sobre um tema pouco freqüentado, com penetração psicológica e trágica que confunde realidade com ficção, “é a literatura virada pelo avesso”.

Recomendo a leitura desse admirável talento, que será reconhecido muito em breve por todo mundo.

Nenhum comentário: