quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

APRECIAÇÃO DE ALGUNS TEXTOS DO POETA AUGUSTO TAVARES


Augusto desnuda seus pensamentos para o mundo da poesia. É mais um poeta que surge sangrando o verbo, libertando-se das amarras do convencionalismo. Com linguagem simples ele converte em verso o sumo das palavras em subjetividades suas experiências, seus desejos, seu afã, como uma válvula de escape e bota para fora todas as suas emoções de forma inovadora.
Usa dessa liberdade que só ao poeta é permitido nestes versos de “A poesia me salva”: Só a poesia me salva dos constrangimentos das conversas truncadas / Das pessoas que falam tanto dizem – nada. Com autonomia ele foge às leis do parnaso “da ordem natural” que rege frases e versos.
Por isso, não se preocupa com ritmo, métricas, sonoridades etc. Essa liberdade ele denota fugindo dos discursos convencionais pragmáticos ou teóricos dos textos poéticos.
Intitula-se amador na prática de versejar, mesmo assim ele ama o fazer poético e ama a dor de amar como comprova os versos de “Poeta amador”: Se a dor que insiste em doer / É dor de amor / O poeta ama-dor sobrevive/ Por de amor, poder morrer. Mas não morre aí sua dor, porque há muito ainda para o poeta decifrar sobre o amor em sua poética.
Num lirismo confessional ele reinventa o amor em “Dialética do amor”: Hoje não quero / Nada de perfeição nem harmonia / Quero a paixão / Da tempestade, do furacão / Do céu multicolor em fúria.
É dessa simplicidade que se revestem todos os poemas de Augusto e fazem da sua sintaxe literária uma semântica pessoal e particular. Isso só vem confirmar o que nos diz o nosso grande poeta Francisco Carvalho, a citar: “O bom poema não deve ser confundido com uma orgia de palavras eruditas. A poesia pode resultar de palavras banais, dessas coisas que estão à flor da pele do cotidiano. O poema não precisa ficar o tempo todo bolinando a metafísica” Baseado nesta assertiva, está pronto o nosso poeta estreante em nos ofertar a sua arte em poesia.



Por Zinah Alexandrino

Um comentário:

Patrícia Lara disse...

Olá Zinah!

Vim agradecer a sua visita e comentário em meu blog.
Muito obrigada!
Gostei muito do seu blog também e, com certeza, visitarei novamente o seu espaço.

Parabéns pelo trabalho!

Um grande abraço,
Patrícia Lara